quinta-feira, abril 19, 2007

Angolanos escapam ao "massacre"

No jornal on-line "Angonoticias" o título da notícia era este: "EUA: Estudantes angolanos fora da lista oficial das vítimas do "banho de sangue" em Virginia". Com este título pensei que ao ler o conteúdo da notícia iria descobrir alguma informação adicional ao que já se sabe sobre o atentado, por exemplo, qual a nacionalidade das vitimas (não que me interssasse particularmente, mas pensei que podesse valer uma espreitadela). Mas afinal, para minha surpresa, o conteúdo da notícia para além de repetir no início a informação do título, no resto, era igual ao que já tinha lido em outros jornais, descrevia o crime e o perfil problemático do autor, sem fazer qualquer referência à origem das vítimas. Bem, é uma forma de fazer jornalismo, chamando atenção a algo que não é notícia, porque afinal parece que não houve vítimas angolanas (seria pouco provável haver), ou então dá-nos um ponto de vista interessante sobre a forma como os angolanos encaram e reportam as notícias, neste caso, internacionais, que é: pelo menos desta vez não fomos o alvo! Na verdade, parece existir um sentimento de preseguição entre os angolanos, visível pela observação que um anónimo faz ao deixar um comentário sobre a notícia no jornal:" Pelo menos isso, já que somos acusados de fazer tudo fora do país não haverá como nos apontarem o dedo..." Atendendo a este comentário, ainda bem que não houve vítimas de nacionalidade angolana, senão os angolanos sentiriam-se duplamente alvo, sentindo-se também alvo de críticas por muitos angolanos estudarem fora do seu país! Acho que foi também com esta ideia que a notícia foi encarada pelo reportér do "Angonotícias" ao escolher o seu título!

sexta-feira, abril 13, 2007

Descobertas na província de Malange

quarta-feira, abril 04, 2007

Dia das Minas

O 4 de Abril, para além de celebrar o Dia da Paz em Angola, em que se pôs fim a uma guerra com mais de 30 anos, é também a data escolhida para celebrar o Dia Internacional da Sensibilização para o Perigo de Minas e Assistência à Acção Anti-minas! Pôs-se fim ao conflito armado, mas herdou-se uma outra guerra, mas desta vez contra inimigos invisíveis, que permanecem enterrados no solo, aguardando silenciosamente a oportunidade de matar ou mutilar! As minas terrestres são sem dúvida os instrumentos de guerra mais cruéis, que não batem retirada quando se acena a bandeira da paz! Esta guerra continua a matar em Angola, continua a fazer mutilados, continua a dar insegurança, continua a ser um obstáculo à "Reconstrução Nacional"!

Foto de Sebastião Salgado

terça-feira, abril 03, 2007

Dia da Paz




Comemora-se amanhã (4 de Abril), o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional em Angola.

São cinco anos de Paz, para 41 de Guerra(s) declarada(s).

Foi nesta data assinado o acordo de Paz entre as forças armadas de Angola e a facção armada do partido UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola).

Estas fotos são da t-shirt criada para assinalar a data – foi-me oferecida pelos meus colegas, e um deles diz em tom “gozão”: “desta vez, esqueceram-se da foto do presidente”. Lembrei-me que tenho várias camisolas para assinalar outras tantas datas, e que um destes dias vou mostrar-vos....

Amanhã é feriado, e q o seja para sempre....


Posted by Picasa

segunda-feira, abril 02, 2007

Qualidade de Vida


O estudo anual “2007 Worldwide Quality of Living Survey”, classifica a qualidade de vida nas cidades de acordo com vários critérios, incluindo factores políticos, ambientais, segurança pessoal, sociais, económicos, educação... etc.

Este estudo analisa cerca de 200 cidades e tem como principal objectivo “ajudar” Governos e empresas nos processos de recrutamento e transferência de quadros para projectos internacionais.

Luanda aparece, este ano, na 196ª posição (Lisboa está em 47º, na liderança está Zurique).

Assim, quem quiser assumir uma carreira internacional em Angola (Luanda), não se esqueça de fazer referência a este relatório aquando das negociações contratuais.
Posted by Picasa