segunda-feira, março 31, 2008

UN International Day for Mine Awareness and Assistance in Mine Action

No próximo dia 4 de Abril comemora-se o Dia Internacional para a Sensibilização e Assistência de Acção de Minas. Vejam aqui como Angola decidiu celebrar a data!

"SOCIALISTA PRECÁRIO"

Daniel Oliveira escreve esta semana, na sua crónica semanal no Jornal Expresso, um artigo interessante. Leiam aqui!!

sábado, março 29, 2008

Viagem a São Tomé I

"Não é bem um país, é um projecto dos deuses atraiçoado pelos homens"
in "Sul" de Miguel Sousa Tavares


 
 
 
Posted by Picasa

fotos: pvalente, S.Tomé/ilhéu das rolas

quarta-feira, março 19, 2008

Censura na China

segunda-feira, março 17, 2008

TIBETE

DIVULGUEM...
FALEM...
DISCUTAM...
ESCREVAM...OLHEM...PENSEM...






fotos lusa, protestos no Tibete

A Petição está aí, é só clicar no título!

domingo, março 16, 2008

Petição Tibete

O mínimo que podemos fazer é assinar, "mais" uma petição...

 
Posted by Picasa

quarta-feira, março 12, 2008

"O Quase Fim do Mundo"

Pepetela apresentou recentemente o seu último romance: "O Quase Fim do Mundo". Em Portugal já se encontra à venda. Em Angola, país natal do autor, penso que ainda não vamos poder adquiri-lo.
Entretanto vamos vendo o vídeo promocional:



Podem também ler a entrevista do autor ao dn:
www.angoladigital.net/artecultura/index.php?option=com_content&task=view&id=878&Itemid=39

segunda-feira, março 10, 2008

A UTOPIA TRIUNFA

Leiam este texto, publicado no Expresso deste fim de semana. Afinal a utopia existe!!!

"UTOPIA TRIUNFA EM MARINELA
Uma casa nova individual, de 90 m2 e com 100 m2 de pátio, que num bairro operário de Madrid custaria pelo menos 400.000 euros, com uma hipoteca mensal de uns 2.000 durante 30 anos, e um sonho ao alcance de qualquer habitante de Marinaleda, por um preço simbólico de 15 euros por mês! "É a utopia feita realidade!", lança Sanchez Gordillo, que desde 1979 cumula na pequena povoação andaluza as funções de professor e de presidente da Câmara. "Segundo a Constituição, todo cidadão tem direito a uma casa digna. E é isso que fazemos aqui. Com apenas 2.600 habitantes, Marinaleda vive do trabalho do campo, todos cobramos o mesmo salário de 45 euros diários, mas desde 1981 já construímos 350 casas subvencionadas, iguais a esta onde vivo, e temos outras 120 em construção ou previstas até 2010". Homem de luta e de ideias revolucionárias, Gordillo recorre por vezes à "greve da fome" para obrigar a Junta (governo andaluz) a financiar o desenvolvimento de Marinaleda e não esconde o segredo da sua "poção mágica". "Património do povo, a terra não se compra nem se vende!", diz ele. A Câmara tem assim uns 400.000 m2 de solo urbanizado à disposição da população, à qual também oferece gratuitamente os serviços do arquitecto municipal, o que representa 60% do custo da obra, enquanto a Junta financia os materiais (uns 30.000 euros por casa). Tratando-se de um modelo de "autoconstrução", os futuros proprietários devem trabalhar na obra, ou contratar os especialistas necessários, pagando-lhes 45 euros diários. "Com esta fórmula, cada família só pagara uma letra de 15 euros por mês, mas durante 80, 90 ou 100 anos, para obter o titulo de propriedade", explica Gordillo, que se declara ao Expresso "nacionalista, de esquerda, anti-capitalista, ecologista, pacifista e mais utópico do que nunca"."
"jornal expresso, 8 de março 2008"

sexta-feira, março 07, 2008

8 de Março

Curiosidade sobre o Dia Internacional da Mulher
Neste dia, no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, deflagrou um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma.
Aqui em Angola é feriado! É pena que este ano calhe a um sábado...