segunda-feira, maio 12, 2008

33

Parabéns P. Valente!



"Primeiro dez mil, depois vinte mil, por fim cem mil. Talvez mais ainda. Ninguém sabe dizer ao certo qual o número de birmaneses mortos pelo ciclone do fim-de-semana, nem quantos milhões precisam de alimento urgente para poderem sobreviver. Sabe-se, isso sim, que a junta militar que governa o país foi avisada pela Índia da aproximação dos ventos assassinos, mas nada fez para proteger as populações. Sabe-se que a primeira decisão que tomou foi mandar limpar as ruas onde moram os generais. E sabe-se agora que, depois de muitas hesitações e múltiplos entraves à ajuda humanitária, proibiu mesmo a entrada de um avião do Qatar. António Vitorino já perguntou na TSF e pergunta-se também aqui para que serve o Tribunal Penal Internacional. Só para julgar ditadores reformados, quando eles já são inofensivos?"
Fernando Madrinha, in expresso

quinta-feira, maio 08, 2008

Guernica 3D


A Obra de Picasso, Guernica, que é para mim a "acção" cultural mais impressionante que já vi, pode ser agora vista de uma outra prespectiva:

Uma artista decidiu apresentar uma versão 3D da obra e colocá-la na net sob a forma de vídeo.

O quadro representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica, por aviões alemães em 1937 - está actualmente no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

Link
Khadafi resolveu brindar alguns países de África subsaariana com uma "prenda" original. Aqui