quinta-feira, junho 19, 2008

Quase seis meses depois, regresso a Portugal por uns dias.



A promessa de mais fotos/relatos da viagem à Africa do Sul mantém-se (depois das mini-férias em Portugal).

Até já.

quarta-feira, junho 18, 2008

Madiba, Nelson Mandela. Uma das personalidades vivas, mais reconhecidas da história. Prémio Nobel da Paz, em 1993, passou mais de um quarto de século na prisão, antes de ser libertado e tornar-se no 1º Presidente negro da África Do Sul.


A ONG 46664 - organização de luta contra a Sida, patrocinada por Mandela, e apelidada com o número que tranportou ao longo dos anos que passou na prisão - está a preparar os festejos do 90º aniversário.
Foi criado um site, convidando todas as pessoas interessadas em felicitar Mandela pelo seu 90º aniversário. A recolha de mensagens está online desde segunda feira, exactamente a 46664 minutos do aniversário, a 18 de julho.

http://www.46664.com/

Já agora, e como acabei de regressar da África do Sul, nos próximos dias vou publicar algumas fotos de parte do GRANDE percurso de vida de Mandela, que tentei acompanhar nas visitas que fiz ao local onde nasceu, onde estudou, onde abriu o 1º escritório de advogados negros da África do Sul, onde viveu (Soweto), e também em Roben Island onde permaneceu a maior parte do tempo em que esteve cativeiro.
Posted by Picasa

segunda-feira, junho 16, 2008

16 junho, Dia da Criança Africana


O Dia da Criança Africana institucionalizado pela Organização de Unidade Africana (OUA) em Addis-Abeba, Etiópia, desde 1991, é comemorado a 16 de Junho, em memória das crianças negras do Soweto, massacrados em 1976 por terem protestado contra a discriminação no ensino. Neste acontecimento, milhares de estudantes negros do Soweto, África do Sul, na sua manifestação exigiram às autoridades de Pretoria uma melhor educação e aprendizagem das línguas nativas em vez de unicamente o inglês. Apesar dos acontecimentos tristes, foram reconhecidas 11 línguas nacionais entre o “Afrikaans” nas escolas, tendo o inglês ficado na 12ª posição oficial. A data em questão tornou-se em mais um acto de incentivo para a juventude africana. A manifestação juvenil, na qual durante 14 dias morreram mais de cem pessoas e 1000 outras feridas, pretendia ter um carácter pacífico, mas acabou em extrema violência. Muitos dias ainda passariam até à Liberdade.


Estive ontem mesmo no SOWETO e aqui fica a minha homenagem a essas e a todas as crianças.

foto: pvalente - "vilacazi street": local onde foi assassinado Hector Peterson, a 1ª criança de 13 anos a ser assassinada na revolta de 16 de Junho, e que se tornou para sempre num simbolo de luta pela liberdade... (já agora, é também nesta famosa rua que se encontram as casas de Mandela e de Desmond Tutu- dois prémios nobel na mesma rua)

foto: pvalente - Soweto, Museu Hector Piterson: foto retratando os acontecimentos de dia 16

foto: pvalente - Soweto, Memorial a Hector Piterson e a todos os combatentes pela liberdade na África do Sul.


Mais fotos em breve.

Posted by Picasa